Blog

Este é um espaço de partilha de reflexões, ideias e ferramentas sobre o Método RISE.

A "força de vontade" na criação de hábitos

    Se imaginarmos que dispomos de uma energia “especial” para superar esses desafios, a que daremos o nome de “força de vontade”, e a compreendermos e gerirmos da melhor forma, podemos contribuir para realizar a criação de novos hábitos com maior facilidade.

    A influência não é opcional mas pode ser intencional

      Assim, defendo que a influência não é opcional, mas pode (e deve) ser intencional. Cabe a cada um de nós usar essa capacidade para estabelecer relações mais saudáveis, enriquecedoras e produtivas. Este processo exige, desde logo, uma clarificação do propósito – uma intenção positiva na interação com os outros. Ainda que a intenção não garanta um resultado específico, é um solo fértil para construir algo melhor para todos.

      O propósito é um “Quem” não um “Quê”

        A razão para esta dificuldade em obter a resposta que procuramos é justamente que o propósito não é um “Quê” mas sim um “Quem”. Para falar de propósito teremos necessariamente de falar de serviço, de uma contribuição com que assinamos as nossas ações no mundo. E esta é a fonte onde encontraremos o nosso sentido de realização.